Curso de Nutrição realiza palestra com o projeto de futebol americano do CAEF UCB, Brasília Templári
Uma série de aspectos colabora com o desempenho de um atleta. Em busca de uma melhor preparação do time de futebol americano Brasília Templários Esporte Clube – vinculado ao curso de Educação Física da Universidade Católica de Brasília; o curso de Nutrição ministrou, no dia 19 de setembro, a palestra “Nutrição Esportiva: O papel dos carboidratos no rendimento atlético”.
O encontro faz parte de uma parceira entre o time e os cursos de Nutrição, Odontologia, Fisioterapia e Educação Física. “Esse trabalho é muito importante, pois o rendimento está ligado a fatores distintos que precisam ser potencializados. A alimentação adequada é tão importante quanto o treinamento, descanso ou o consumo de água. Essa parceria visa conscientizar os atletas dos aspectos necessários para o desenvolvimento e condicionamento deles”, destaca a professora especialista em Nutrição Esportiva e Funcional, Andreia Torres. De acordo com o presidente do Centro Acadêmico de Educação Física e preparador físico do time, Pedro Penna, o projeto Brasília Templários Esporte Clube, tem como objetivo integrar todos os cursos da Instituição, além da comunidade de forma geral. “Por meio desse trabalho multidisciplinar, estamos alcançando nossos objetivos. Como foi dito na palestra, o acompanhamento nutricional é tão essencial quanto o treinamento, são vários os pontos que precisamos levar em consideração para obter um bom rendimento”, conta.
Os atletas ficaram satisfeitos com a inciativa. “A palestra foi muito enriquecedora. Ter profissionais que analisam de perto nossas necessidades individuais faz toda a diferença”, comenta o estudante do 2º ano do Centro Educacional Católica de Brasília (CECB), Luis Fabio. “Muito gratificante termos um espaço para tirar dúvidas e ampliar nosso conhecimento. Esse apoio agrega maior condicionamento e faz com que o nosso desempenho seja cada vez melhor”, afirma o estudante do 5º semestre do curso de Educação Física, Alexandre Barbosa. Além de colaborar com os atletas, essa parceria proporciona aos estudantes a oportunidade de colocar em prática o que aprendem durante o curso. É o caso da estudante do 8º semestre do curso de Nutrição, Sângela Bianca, que realiza atendimento com o time, por meio da Clínica Escola de Nutrição (CENUT). “Nossa intenção é fazer com que eles entendam a importância de seguir a dieta e de se preparar de acordo com a posição no time, porque tem jogadores que precisam ser mais leves e outros mais fortes. É um trabalho continuo e gradual, onde os resultados dependem da disciplina deles”, explica.
Futebol Americano Apesar da modalidade não ser tão difundida no Brasil, o futebol americano vem ganhando o seu espaço. Jogado por dois times com 11 jogadores em campo cada um, as equipes são compostas por três unidades: time de ataque, time de defesa e os times especiais que só entram em campo em situações de chute. Por demandar muita especialização de posição, geralmente o jogador exerce apenas uma função em campo. Para informações sobre o Brasília Templários Esporte Clube, acesse: http://www.bsbtemplarios.com.br/