Revezamento de Natação Prof. Blanco Herrera
Faltam menos de 60 dias para as Olimpíadas do Rio de Janeiro e a Universidade Católica de Brasília já sentiu um pouco o clima olímpico durante o III Revezamento de Natação. A competição aconteceu na manhã de 11 de junho, na piscina do Ginásio de Esportes, e reuniu cerca de 180 atletas, distribuídos em seis equipes, nadando por quatro horas. Há três anos o revezamento acontece para homenagear o professor Dr. Jose Juan Blanco Herrera pelo trabalho que ele desenvolve com a equipe brasileira de Maratonas Aquáticas e por fazer parte do quadro de professores da UCB há 20 anos. A professora do curso de Educação Física, Mônica Vieira de Souza, explica que é uma honra poder homenageá-lo tendo em vista o trabalho que ele desenvolve na Seleção Brasileira e por ser um dos nossos docentes. “O Blanco é uma sumidade enquanto pessoa e profissional. É um dos médicos fisiologistas da Seleção Brasileira de maratonas aquáticas que só vem crescendo e trazendo as melhores colocações para o Brasil, no mundo. Enfim, não podíamos deixar isso passar em branco e prestar essa homenagem pra ele, que para nós é muito gratificante”, declarou a professora. Além disso, ela explica que normalmente a prova ocorre em novembro, e, exclusivamente, por conta da agenda do professor Blanco, o evento foi antecipado, haja vista este ano ser de muitas competições importantes para a seleção, incluindo as Olimpíadas. Desde o primeiro Revezamento o atleta e egresso do curso Claudio Alves, participa com a equipe Garra Aquática. “É um grande privilégio estar na Universidade que me trouxe para a Educação Física. Na minha época não tinha essa iniciativa e isso me deixa muito feliz porque leva a natação, que não é um esporte tão acessível, a mais pessoas. Na verdade esse Revezamento é uma grande confraternização”, elogia Claudio. Neste III Revezamento participaram seis equipes, sendo cinco convidadas e uma da Universidade Católica composta por estudantes, colaboradores e professores. A competição segue as regras da Federação Internacional de Natação (FINA), com natação livre e ininterrupta no período de 4 horas. Vence a equipe que atingir a maior metragem durante o tempo de prova. Pela primeira vez o Revezamento recebeu o apoio do curso de Fisioterapia, onde os estudantes aplicaram técnicas de alongamento nos atletas.
Resultado III Revezamento de Natação Equipes participantes: Equipe UCB (alunos e colaboradores); SESC/Taguatinga; Guarra Aquática; Tubarões do Paranoá; Equipe Agulhão e Equipe Triton – Centro Olímpico de Samambaia. Equipe Ganhadora: SESC/Taguatinga - Representante da Equipe: Professor Rodrigo Lacerda - nadaram 20.200m (vinte mil e duzentos metros). Nadador com maior percurso: Felipe Moura, estudante de Odontologia da Equipe UCB - nadou 3.450m (três mil e quatrocentos e cinquenta metros). Saiba mais! Quem é o professor Blanco Herrera?
O professor José Juan Blanco Herrera é cubano. Médico renomado graduado e doutor em medicina pela Universidade de Havana. É professor titular da Universidade Católica de Brasília há 20 anos. Atua principalmente nas áreas de Medicina do Esporte e Educação Física, com ênfase em Fisiologia do Exercício. Em 2011 foi convidado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para ser médico fisiologista dos atletas da Delegação Brasileira de Maratonas Aquáticas. Seu trabalho consiste em realizar provas fisiológicas que permitam conhecer a adaptação dos nadadores, as cargas de treinamento e fazer recomendações que possibilitem melhorar o rendimento dos atletas. O professor Blanco afirmou se sentir honrado com homenagem e acredita que a realização do Revezamento é uma promoção da prática esportiva em benefício da Universidade e dos atletas como um todo. “Para mim é uma honrar ter o terceiro Revezamento que carrega meu nome. Acredito que a história tem mostrado que promover a natação é promover a prática do esporte como uma forma de melhorar a parte física, social e psíquica”, concluiu.