top of page

Alice no País das Maravilhas é destaque no Festival de Dança

O 28º Festival de Dança da Universidade Católica de Brasília (UCB), promovido pelo curso de Educação Física, aconteceu no dia 20 de novembro, às 19h30, no Auditório Central, com a participação de estudantes da Universidade, grupos de crianças, adolescentes, adultos e idosos de companhias de dança do DF e entorno, além da novidade do grupo de dança gospel. A atração principal foi o musical “Alice no País das Maravilhas” que encantou o público durante a abertura do evento.


A novidade deste ano foi a participação de estudantes do projeto Espaço Com-Vivências que atende estudantes da rede pública de ensino com necessidades especiais, como transtornos do espectro do autismo, deficiências físicas e múltiplas. O projeto acontece em parceria com a Secretaria de Educação do DF (SEDF) e é coordenado pela Profa. Soraia Valenza. O festival contou com 40 números de coreografias, sendo 14 deles da UCB e demais convidados, com estilos dança variados, como Ballet Clássico e Contemporâneo, Estilo Livre, Jazz, Zouk, Samba, Forró e Samba de Gafieira, Dança de Salão, Hip Hop, Ragga, Dança do Ventre, Stilleto, além de Ginástica Rítmica e Artes Marciais Wushu. Além disso, participaram projetos sociais, academias de dança e escolas de dança do DF e entorno, com grupos da Cidade Ocidental (GO) e Valparaíso (GO), que apresentaram ballet clássico com crianças e dança de salão.


Segundo organizadora do festival e professora da disciplina de Dança do curso de Educação Física, Nilza Maria do Vale (Nilzinha), o evento contou com a presença de convidados, como SESC (Serviço Social do Comércio) e SESI (Serviço Social da Indústria) de Taguatinga, e Estúdio Passos da Dança. “Tivemos uma grande participação da comunidade e de famílias. A história de Alice no País das Maravilhas completou 150 anos, então, resumimos o musical em seis cenas. A peça foi estruturada pelo grupo de bolsistas do Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) de Ed. Física da UCB e bailarinos do Grupo Acto Companhia de Dança, da Católica. A abertura temática chamou a atenção de todos”, explicou. A dança sênior e circular e o jazz ficaram por conta do projeto Centro de Convivência de Idosos (CCI) e do Projeto Providência da Associação dos Servidores do Banco Central de Brasília (Asbac). Segundo a coordenadora dos grupos de dança sênior, Isabel Zago, a coreografia “Encontro de Trios” é tradicional da Escócia e da Inglaterra. “Fizemos uma adaptação deste clássico para os idosos. A dança sênior colabora não só com a saúde, mas, principalmente, com a emocional e mental. A socialização juda na memória, na naturalidade, no ânimo e na disposição deles”, destacou.


Estreante no festival, Raquel Dantes de Menezes, do Centro de Dança Dançarte, é dançarina há seis anos. Sua carreira teve início quando, aos 15 anos, decidiu ensaiar Tango para sua festa de aniversário. Por curiosidade, conheceu outros estilos, como sertanejo e samba de gafieira, que é mais técnico. “No festival, apresentei uma coreografia de samba gafieira elaborada pelo Rodrigo Vitório e pela Lívia. Este projeto da UCB é integrado com diversas disciplinas e nem todas as universidades possuem. Isso traz cultura para dentro do Câmpus e desperta o interesse de outros estudantes para participar”, disse. Festival 2016 As vagas para o curso de dança na UCB são abertas à comunidade a cada semestre e proporciona também a participação de idosos. O próximo festival está previsto para maio de 2016 com vagas limitadas para os grupos de dança. Para saber mais informações sobre o Festival de Dança da Universidade Católica de Brasília, entre em contato com a professora Nilza Maria do Vale (Nilzinha).

Postagens Recentes
Rede CAEF

Cadastre-se em nossa rede e receba nossas principais notícias.

Parabéns! Sua assinatura foi concluida

Links Importantes
Pesquisar por Tags
Nenhum tag.
Siga-nos
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Google Places Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Wix Facebook page
  • Instagram Social Icon
  • Wix Twitter page
bottom of page