top of page

UCB realiza ação recreativa para estudantes especiais

A Universidade Católica de Brasília, em parceria com a Secretaria de Educação do Governo do Distrito Federal, realizou no dia 7 de outubro, uma série de atividades voltadas para estudantes que necessitam de ensino especial. O evento faz parte da programação do Festival Recreativo Especial dos Centros (FREC) e tem como objetivo proporcionar uma manhã de lazer e aprendizado aos estudantes. Para o coordenador da ação, professor Luiz Rebelo, “é uma grande satisfação ver a alegria dos estudantes socializando e praticando modalidades que, em muitas vezes, eles nunca se imaginariam realizando. Mostramos para eles todos os dias o quanto são capazes e ver os resultados que obtemos, por meio do nosso trabalho, é mais do que gratificante”.


“Estudantes de diferentes semestres do curso de Educação Física participaram atuando nas diversas atividades recreativas. Vários egressos do curso também participaram. O trabalho que fazemos durante a graduação aqui na Católica é extremamente importante para despertar nos jovens o interesse por essa área do ensino especial”, destaca a coordenadora do espaço Com-Vivências, professora Tânia Mara Sampaio. Modalidades esportivas foram oferecidas durante o evento com apoio dos estudantes do curso de Educação Física e integrantes do Corpo de Bombeiros. “Muito bom ver a felicidade deles ao realizar os diferentes tipos de atividades. Independente da deficiência que cada um tem, conseguimos mostrar para eles o quanto são capazes. Me sinto muito feliz e realizado com essa iniciativa. É uma vivência incrível”, conta o estudante do 5º semestre, Luiz Gustavo, que colaborou com a prática de slackline. A egressa da turma de 2003 e professora do Centro de Ensino 02, Daniele Amaral, desenvolveu o interesse pelo ensino especial ainda durante a graduação. “A Católica foi a responsável pela minha motivação com essa área, pois a experiência que tive durante as disciplinas voltadas ao ensino especial, me fizeram despertar a paixão e a satisfação que tenho de trabalhar com eles”.


Espaço Com-Vivências A ideia do projeto Espaço Com-Vivências surgiu, em 2010, no curso de Educação Física da Universidade Católica de Brasília (UCB), por meio de um projeto de extensão, em parceria com a SEDF. O Espaço Com-Vivências integra os estudantes dos cursos de Educação Física, Psicologia e Fisioterapia ao atendimento à comunidade, ao atender aproximadamente 200 estudantes da rede pública de ensino do DF com necessidades especiais. Pela parceria, a SEDF disponibiliza quatro professores de Educação Física e um professor de Educação Artística para conduzir as oficinas de atividades aquáticas e de expressão corporal, em que os estudantes atendidos no projeto de educação inclusiva desenvolvem aptidões físicas, funções cognitivas e melhoria da autoestima. As habilidades psicomotoras são trabalhadas por meio da Psicomotricidade Relacional, um método de abordagem focado nas relações, emoções e sentimentos, pela compreensão do próprio corpo nas suas relações consigo mesmo, com os outros e com os objetos.




Postagens Recentes
Rede CAEF

Cadastre-se em nossa rede e receba nossas principais notícias.

Parabéns! Sua assinatura foi concluida

Links Importantes
Pesquisar por Tags
Nenhum tag.
Siga-nos
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Google Places Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Wix Facebook page
  • Instagram Social Icon
  • Wix Twitter page
bottom of page